Descontos imperdíveis em CRUZEIROS de barco!
Painéis
Começaram a surgir nos barcos moliceiro, por volta de 1850, os primeiros painéis decorados nas proas dos Moliceiros
Alberto Souto in "Litoral" 1954
"Entre os barcos mais curiosos e expressivos de todos os tempos e de todo o mundo, um há que pode afoitamente apontar-se e distinguir-se - é o moliceiro que vive entre nós nas águas salgadas e salobras da Ria de Aveiro, junto ao mar e ao delta do vouga..."
Os motivos que ornamentam os barcos moliceiros são uma questão de sensibilidade. Ainda hoje, pela Ria de Aveiro, se encontram moliceiros decorados com ramos de flores nos bicos das proas.
Os motivos são vários, mas começaram por ser maioritariamente religiosos. Uma hipótese levatanda por João Pereira Lemos (Livro "Tu, Moliceiro", 2022 página 32) sugere que as primeiras figuras e legendas surgem num moliceiro ancorado no cais da Ribeira, figurado (supostamente por uma mau pintor que para se identificar o Santo António acabdo de pintar colocou a legenda "Santo Antonho".
Daqui saíram as ornamentações figurativas e legendas que "engrinaldar os santos de sua devoção" aqui ficavam para homengear os santos de sua devoção.
Continua o autor..."Já Diamantino Dias sugere uma outra explicação, sugerindo que os primeiros desenhos figurativos nascem das pinturas de faixas onduladas a representar fiadas de moliço, com vários hióteses de fiadas, representando as mais de 20 espécies de moliço.
Ver mais | Clara Sarmento, 2007 (PRÁTICAS, DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA POPULAR PORTUGUESA)




Experiências Ria de Aveiro
CONTACTO
passeiodemoliceiro@gmail.com
+351 910 951 364
© 2024. All rights reserved.